Eu nado, quais os cuidados que eu tenho que ter com meus ouvidos?

Os benéficos da natação para saúde são inquestionáveis. Porém, e para os ouvidos?

Embora a natação não cause perda auditiva, a falta de cuidados com os ouvidos em praticantes desse esporte pode causar alguns problemas no ouvido como infecção e ouvidos entupidos.

Mas não precisa ficar com medo e se afastar da água! Existem alguns cuidados com os ouvidos que você pode ter para preservar sua saúde auditiva.

Quando se trata da saúde auditiva, o melhor remédio é a prevenção. Por isso, da próxima vez que você for para a piscina, certifique-se de tomar alguns cuidados.

Use tampões:

Os tampões para ouvidos podem ser verdadeiros salva-vidas para quem adora dar um mergulho. Eles são feitos para se moldar de acordo com a forma de cada ouvido, criando uma barreira que mantém a água afastada.

Inspecione a água:

Especialmente no caso de piscinas, é importante inspecionar a água antes de nadar. Isso porque algumas piscinas não são tratadas da maneira correta, facilitando a proliferação de bactérias perigosas. Portanto, sempre verifique se a água está limpa e com cloro.

Também é válido conferir a qualidade da água da praia, rio ou lago e evitar a água estagnada.

Seque muito bem os ouvidos quando sair da água:

Sempre limpe e seque os ouvidos após a natação. Para isso, você pode utilizar um secador de cabelo com a temperatura baixa.

Evite machucar os ouvidos:

O ouvido não foi feito para colocar nenhum tipo de objeto! Evite colocar qualquer coisa que possa raspar, arranhar ou machucar o canal do ouvido, já que isso pode ser uma porta para infecções.