Quebrei o nariz, e agora?

A primeira coisa a se fazer após um trauma nasal, havendo ou não suspeita de fratura nasal (nariz quebrado), é procurar atendimento médico. Preferencialmente a avaliação de um Médico Otorrinolaringologista.

Um nariz quebrado é uma lesão comum que ocorre quando os ossos ou cartilagens do nariz são fraturados devido a um impacto forte no rosto.Os sintomas de um nariz quebrado incluem dor intensa, inchaço, hematomas e dificuldade para respirar pelo nariz. Em casos mais graves, pode haver deformidade no nariz ou sangramento nasal persistente.

Assim, em alguns casos, mesmo após o diagnóstico da fratura nasal e a definição do tratamento, os pacientes precisam esperar um determinado período para a decisão do tratamento definitivo. Isso serve para que o inchaço do nariz e da face regrida.

Nos casos de fraturas nasais mais simples, sem grandes desvios e sem lesões significativas do septo nasal e cartilagens, a correção do nariz quebrado pode ser realizada de forma menos invasiva, sob sedação e anestesia local ou anestesia geral, esse procedimento é feito através das próprias fossas nasais com reposicionamento do osso ou cartilagem fraturada.

Nos traumas maiores, onde há lesão das cartilagens nasais e septo nasal, desvios maiores do nariz, a cirurgia para correção do nariz quebrado assemelha-se à Rinoplastia. Nestes casos, deve ser realizada com anestesia geral.

Você já quebrou o nariz? Ou conhece alguém que quebrou?